domingo, 30 de outubro de 2016

O Ensinar e o Aprender do Futuro


O Ensinar o e Aprender do Futuro

Muitos são atualmente os que defendem um novo modelo de sala de aula, e por consequência um novo modo de ensinar, baseando-se na constatação de que ao longo dos anos os alunos não se comportam da mesma maneira e, portanto, não deveriam ser ensinados da mesma  forma que seus pais e seus avós.
E muito deste modo de pensar passa pela tecnologia que quer gostem ou não alguns já é parte real  de nossa vida cotidiana, até mesmo os mais resistentes não conseguem fugir dela, pois até pra usar serviços bancários atualmente você precisa cadastrar suas digitais.

Há por parte da maioria dos professores e pais grande resistência à implantação deste tipo de mudança, pois tudo que é novo causa estranheza e insegurança, mas a verdade é que já se descobriu através de salas testes, em Portugal e na Bélgica, que o modelo futurista de ensino e sala de aula, onde o aluno pode pesquisar o tema proposto em tablets e não ficar restrito ao quadro negro e o professor falando, pode inclusive beneficiar aqueles alunos com problemas de comportamento, já que estimula o trabalho em equipe e se um falha todos perdem.

imagens retiradas da internet

As crianças e jovens atualmente, são hiperativos, agéis, impacientes e é difícil prender sua atenção somente com palavras  e impor-lhes disciplina, é preciso conquistá-los e esta conquista passa certamente pela tecnologia e suas benesses. Por isso o professor do futuro terá que aprender a ser mais como um maestro que conduz sua orquestra, cada aluno com sua particularidade mas juntos num objetivo comum.
Seria ingenuidade nossa achar que isto se daria da noite pro dia, pois o antigo modelo  está arraigado na sociedade e ainda são muitos  seus defensores, mas aos poucos isto vai ficando claro e mostrando resultados   em algumas escolas que já testam estes métodos.

imagens retiradas da internet


No Brasil sabemos que nossa realidade de ensino é cruel e muitos ainda não tem nem o básico, mas nem por isto é motivo pra desistirmos de lutar pela melhoria no ensino.
Não creio que os livros vão desaparecer no futuro, pois sempre existirão pessoas que os valorizem, mas a maneira de estudar já mudou, muitos  de nós já levamos nosso material pra Universidade em tablets, celulares e não mais impresso e os professores cientes disto também já disponibilizam parte deste material via web.

imagens retiradas da internet









Nenhum comentário:

Postar um comentário