terça-feira, 22 de novembro de 2016

O Gênero Textual blog na educação: suas possibilidades e o problema da avaliação


O Gênero Textual blog na educação: suas possibilidades e o problema da avaliação

Apesar do blog ter sido criado em 1997 por Jorn Barger ao qual nomeou inicialmente de “weblog”, foi somente em 1999, e aí já com a denominação de apenas “blog”, que as pessoas começaram a criar blogs em diversos países pelo mundo, os mesmos passam a servir de plataformas à varias tendências e vertentes, em suas serventias e conteúdos. (Querido, Ene, 2003)

Conforme (Oliveira, 1999):

Com a evolução dos números, assistimos também a evolução dos usos, formatos e funções dos blogs, o que tem garantido sua popularidade. Weblogs atualmente podem ser encontrados nos mais diversos formatos, como blogs, fotoblogs, audioblogs, videoblogs, moblogs e MP3blogs, por exemplo.

Neste sentido os blogs passaram através de seus “donos –autores” a servirem para divulgação de todas as tendências, interesses e assuntos  como: arte, receitas, poesias, política, economia, moda, e muitos outros.

Uma das vertentes que concomitante às outras surgiram então, foram os blogs que de alguma forma estão ligados à educação. Sobre isso (Oliveira, 1999) diz:

Em seu processo evolutivo, os blogs têm sido usados como um poderoso instrumento de expressão pessoal e de escrita colaborativa, seja a partir de sites Individuais, o que é o mais comum na web, seja de forma coletiva, em blogs escritos por vários autores ao mesmo tempo. Todos desfrutam da possibilidade de, através de recursos de links e comentários, participar de comunidade de interesse na web, dando viabilidade a essa mais recente veloz e transformadora interface social.

 (Oliveira, 1999) com relação ao ensino acadêmico escreve:

No meio acadêmico e educacional a interface blog tem ganhado grande importância. Seu uso tem sido difundido cada vez mais como objeto de aprendizagem, encarnando, com grande entusiasmo, ser o vetor de um modelo de ensino-aprendizagem no qual a construção coletiva de significados representa um novo fazer educativo. O surgimento dos blogs coincide exatamente com o momento em que a presença das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no tecido social passa a exigir transformações no modo de fazer e agir das instituições sociais.

O blog conforme entendo é um gênero textual, ele existe desde a déc. de 90 e tem sido desde então usado crescentemente pelos usuários da web em vários segmentos, inclusive na educação, no entanto neste segmento poderíamos encontrar barreiras de alguns que não tem um pensamento progressista que colocariam como problema a “avaliação escolar”,  em sua pesquisa (Santos)         constata:

Nossa história e vivência avaliativa ainda são baseadas pela prática dos exames, mesmo quando ensaiamos e temos a oportunidade de vivenciar novas práticas de avaliação. Nossa pesquisa constatou também a dificuldade que temos quando estamos diante do desafio da co-avaliação. Muitas vezes a avaliação ainda é uma prática unidirecional – no máximo bidirecional – entre professor  e aluno, e  vice-versa. É  preciso   investir  em  ações   hipertextuais e

interativas em que todos possam avaliar todos. Notamos essa dificuldade tanto em nossa prática quanto na literatura específica sobre o tema.

Como podemos constatar os blogs a mais de duas décadas, vem servindo de maneira crescente aos blogueiros, para divulgarem diversos conteúdos sobre os mais variados temas, dentre estes a educação. Este tipo de gênero tem um suporte simples e de interação entre autores e público que através da internet, interagem com comentários sobre as postagens.

Na educação no entanto ao usarmos o blog como plataforma de ensino formal, surge um problema que há muito vem sendo discutido: a avaliação. Pois, vivemos com uma prática de ensino na qual a avaliação ainda é vista para muitos, como uma forma a utilizarmos para medir a potencialidade do aluno de acordo com o conteúdo lecionado.

Apesar desta constatação, concluo que o blog como plataforma na educação pode ser utilizada em vários aspectos da aprendizagem, uma vez que o mesmo serve para divulgar textos sobre vários temas, inclusive temas educacionais, e que o professor pode indicar para leitura e interação com o mantenedor do blog. Para a avaliação, levar-se-ia em consideração o conteúdo/assunto indicado pelo professor, e o entendimento do aluno sobre o mesmo, que foram pesquisados nos blogs. 
  
Referências:



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