O Gênero Textual blog na educação: suas possibilidades e o problema da avaliação
Apesar
do blog ter sido criado em 1997 por Jorn Barger ao qual nomeou inicialmente de “weblog”,
foi somente em 1999, e aí já com a denominação de apenas “blog”, que as pessoas
começaram a criar blogs em diversos países pelo mundo, os mesmos passam a servir
de plataformas à varias tendências e vertentes, em suas serventias e conteúdos.
(Querido, Ene, 2003)
Conforme
(Oliveira, 1999):
Com a evolução dos números, assistimos
também a evolução dos usos, formatos e funções dos blogs, o que tem garantido sua popularidade. Weblogs atualmente podem ser encontrados nos mais diversos
formatos, como blogs, fotoblogs,
audioblogs, videoblogs, moblogs e MP3blogs,
por exemplo.
Neste
sentido os blogs passaram através de seus “donos –autores” a servirem para
divulgação de todas as tendências, interesses e assuntos como: arte, receitas, poesias, política,
economia, moda, e muitos outros.
Uma
das vertentes que concomitante às outras surgiram então, foram os blogs que de
alguma forma estão ligados à educação. Sobre isso (Oliveira, 1999) diz:
Em seu processo evolutivo, os blogs têm sido usados como um poderoso instrumento
de expressão pessoal e de escrita colaborativa, seja a partir de sites Individuais, o que é o mais comum
na web, seja de forma coletiva, em blogs
escritos por vários autores ao mesmo tempo. Todos desfrutam da possibilidade
de, através de recursos de links e
comentários, participar de comunidade de interesse na web, dando viabilidade a essa mais recente veloz e transformadora
interface social.
(Oliveira, 1999) com relação ao ensino
acadêmico escreve:
No meio acadêmico e educacional a
interface blog tem ganhado grande
importância. Seu uso tem sido difundido cada vez mais como objeto de
aprendizagem, encarnando, com grande entusiasmo, ser o vetor de um modelo de
ensino-aprendizagem no qual a construção coletiva de significados representa um
novo fazer educativo. O surgimento dos blogs
coincide exatamente com o momento em que a presença das Novas Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs) no tecido social passa a exigir transformações
no modo de fazer e agir das instituições sociais.
O
blog conforme entendo é um gênero textual, ele existe desde a déc. de 90 e tem
sido desde então usado crescentemente pelos usuários da web em vários
segmentos, inclusive na educação, no entanto neste segmento poderíamos encontrar
barreiras de alguns que não tem um pensamento progressista que colocariam como
problema a “avaliação escolar”, em sua
pesquisa (Santos) constata:
Nossa história e vivência avaliativa
ainda são baseadas pela prática dos exames, mesmo quando ensaiamos e temos a
oportunidade de vivenciar novas práticas de avaliação. Nossa pesquisa constatou
também a dificuldade que temos quando estamos diante do desafio da co-avaliação.
Muitas vezes a avaliação ainda é uma prática unidirecional – no máximo bidirecional
– entre professor e aluno, e vice-versa. É preciso investir
em ações hipertextuais
e
interativas em que todos possam
avaliar todos. Notamos essa dificuldade tanto em nossa prática quanto na
literatura específica sobre o tema.
Como
podemos constatar os blogs a mais de duas décadas, vem servindo de maneira
crescente aos blogueiros, para divulgarem diversos conteúdos sobre os mais
variados temas, dentre estes a educação. Este tipo de gênero tem um suporte
simples e de interação entre autores e público que através da internet,
interagem com comentários sobre as postagens.
Na
educação no entanto ao usarmos o blog como plataforma de ensino formal, surge
um problema que há muito vem sendo discutido: a avaliação. Pois, vivemos com
uma prática de ensino na qual a avaliação ainda é vista para muitos, como uma
forma a utilizarmos para medir a potencialidade do aluno de acordo com o
conteúdo lecionado.
Apesar
desta constatação, concluo que o blog como plataforma na educação pode ser
utilizada em vários aspectos da aprendizagem, uma vez que o mesmo serve para
divulgar textos sobre vários temas, inclusive temas educacionais, e que o
professor pode indicar para leitura e interação com o mantenedor do
blog. Para a avaliação, levar-se-ia em consideração o conteúdo/assunto indicado pelo
professor, e o entendimento do aluno sobre o mesmo, que foram pesquisados nos
blogs.
Referências:
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