terça-feira, 22 de novembro de 2016

Uso dos blogs na educaçao

Resumo feito por Adriano Fernandes pereira da Silva sobre: O uso do Blog na educação.
Nos últimos anos com a rapidez com que as informações são transmitidas, o blog em especial é uma ferramenta digital de comunicação e interação entre as pessoas. E tem sido aplicado no contexto educacional, como suporte para formação continuada do professor.

 As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) têm impactado diretamente no cotidiano das pessoas, visto que transformam a sociedade e o cotidiano na maneira de comunicar, estudar, trabalhar, de interagir com serviços, minimizando espaços e tempos, ao acessar e receber informações, influenciando, conseqüentemente, na maneira de agir e pensar (VALENTE, 2010).
Os blogs seriam um tipo de diário online Como diário aberto, pode ter autoria coletiva, permitindo a todos publicar ou postar seus textos e imagem.

O blog mais antigo da web é a página do norte-americano Dave Winer, Scripting News, lançado em abril de 1997. A página ainda conta com atualizações freqüentes, e é considerado o primeiro blog do mundo, embora existam polêmicas acerca da autoria (SILVA, 2009; BLOOD, 2000).

O blog viabiliza para que o professor disponibilize conteúdos, vídeos, dicas de leituras, enfim, podendo interagir com os alunos, em que os alunos registram a participação. Essa interação tem duas vertentes em que o professor alimenta e faz com que o blog siga, por outro lado o aluno comenta e faz a leitura do material.

O blog estimula a leitura e revisão textual, ou seja, os comentários e observações fazem com que se leiam e releiam os textos.
Como a base é interação, se buscou em Vygotsky a base teórica adequada, através da teoria sócio-interacionista, interação como função mediadora no desenvolvimento cognitivo.
Dessa forma houve a maior participação e interação dos alunos nas matérias, pois todos participam do blog, sendo maiores os questionamentos e aprendizado no ambiente virtual. Criando assim um aluno capaz de expor mais suas idéias vencendo a timidez e a criação do hábito da leitura e escrita, aliado ao poder crítico.

Referencias bibliográficas:

Silva, da Adriana Blog educacional: O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ensino. Disponível em: http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_31/adriana_da_silva.pdf Acessado em 22/11/16
Franco, Maria de Fátima Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/416/402 Acesso em 22/11/16.
Rios, Gabriela Alias; Mendes, Enicéia Gonçalves Uso de blogs na educação: Breve panorama da produção científica brasileira na última década. Disponível em: http://reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/746/331 Acesso em 22/11/16.

VALENTE, J. A. As tecnologias da informação e comunicação no Ensino Médio. Pátio – Ensino Médio, Profissional e Tecnológico, Porto Alegre, v. 2, p. 10-13, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário